sexta-feira, 5 de abril de 2013

Tetris, o primeiro game jogado no espaço!

     Le~ Colocando pilhas novas no Game Boy, coloca o cartucho de Tetris quando ouve a vó gritando:
     -Meniiiiiiiiiiiiiino! Largue já esse vídeo game e vai arrumar seu quarto!
     Le~ Termina de arrumar o quarto, quando volta se depara com a vó deitadona no sofá jogando Tetris, e rindo por que quebrou seu recorde.


Alguém se lembra de um dos jogos mais clássicos do mundo, que já foi lançado em várias plataformas diferentes? (até no 1,99 com aqueles aparelhos com mais de 15 mil jogos, que eram todos a mesma merda coisa).

     Existe uma história muito curiosa por trás desse game que já conseguiu viciar todos os tipos de pessoa (do meu tio caipira até minha vó, por exemplo).

História:

     O jogo foi criado em junho de 1984 por dois engenheiros de informática russos, Alexey Pajitnov e Dmitry Pavlovsky, que, com a ideia, criaram um dos primeiros itens de exportação da União Soviética, considerado também um dos primeiros a ser visto como um "tipo de vício".
     A ideia foi simples, eles conheceram o quebra-cabeças "PENTAMINÓ" e decidiram criar a versão virtual dele, removendo um dos blocos e dando ao jogo o nome com prefixo quatro em Grego: TETRIS.
     O sistema é fácil: Você empilha os tetraminós (objeto feito com 4 blocos) que descem afim de formar linhas horizontais e ganhar pontos. Quando a pilha de peças chegava ao topo da tela a partida encerrava.
     
     Agora vem a parte curiosa da história:

     Um dos criadores, Alex Pajitnov, já vinha distribuindo o jogo, antes mesmo de ter concluído completamente ele, para seus colegas de trabalho em disketes (Alguém lembra disso? Se sim, você ta ficando velho HAHAHA). Percebeu um imenso potencial nele por ver que tanto ele como as pessoas que ele distribuiu o jogo não conseguiam parar de jogar, e isso acabou assustando Pajitnov a ponto dele recuperar todos os disketes e destruí-los, pelo receio de que poderia ser processado por viciar os funcionários do seu local de trabalho com passatempo eletrônico. Mesmo assim o jogo continuou sendo distribuído, mas de maneira informal.
     O jogo continuou sendo distribuído de maneira informal, até parar nas mãos de um empresário Robert Stein, na Hungria. O empresário não era o maior fã de jogos, muito menos tinha conhecimento avançado em informática, porém acabou viciando no jogo a ponto de se interessar em comercializar ele com o selo da sua empresa, Andromeda, que tinha sua cede na Inglaterra. O mesmo, estilizou o jogo com uma frase de um filme do 007, "From Russia With Love", e passou a negociar os direitos do jogo como se fosse criação sua. 
     Um problema estava começando a se criar, várias empresas como a Mirrorsoft e a Spectrum Holobyte já estavam lançando suas versões do jogo para computador na Europa e nos Estados Unidos, e distribuíram para Sega, Atari e muitas outras empresas.
     Eis então que surge uma instituição soviética chamada ELECTRONORGTECHNICA, que tinha por finalidade regular todos os itens de computação fora da União Soviética.
     Nisso, acabam convocando Stein dentro da regularização dos contratos, no qual ele estava habilitado apelas a utilizar o jogo com uso pessoal apenas, não permitindo que Stein comercializasse, muito menos respondesse pelos direitos do jogo.
     Com isso, começa uma maratona judicial em 1989 que começou a questionar a natureza dos jogos eletrônicos.
     Eis então que o diretor da Nintendo norte-americana, Minoru Arakawa, estava para lançar o console GAME BOY, e decidiu que o melhor jogo para popularizar o console seria Tetris, então começa uma negociação com os responsáveis da Electronorgtechnica para comprar os direitos do jogo.
     O curioso é que não só ele, como uma bateria de outros empresários interessados no jogo estavam sendo entrevistados simultaneamente, sem saberem, é claro. Quando, por decisão final, o jogo foi vendido para a Nintendo, que lançou Tetris para Game Boy e assumiu os direitos autorais do jogo.


     Em 1993, a Estação Espacial MIR manda um grupo de pesquisadores para fazerem uma sonda ao redor do planeta, e junto com eles foi um console de Game Boy com o jogo Tetris, ficaram aproximadamente 196 dias a bordo e deram mais de 3 mil voltas ao redor da Terra.
     Por esse fato, Tetris foi considerado o primeiro jogo a ser jogado no espaço.

E eu perco pra minha vó até hoje D=