segunda-feira, 8 de abril de 2013

Chrono Trigger, existe RPG melhor?

     Então galera, hoje eu queria fazer um momento de nostalgia com vocês entre todos os jogos de RPG o possível que já saiu para consoles, deis dos antigos até os atuais. Eu joguei vários (não digo todos, mas já joguei muitos), e entre todos, o que mais se destacou pra mim foi justamente esse clássico do Super Nintendo, Chrono Trigger.


     História:
     
     Para os que não conhecem, Chrono Trigger segue a plataforma dos RPG's eletrônicos que foi lançado em 1995 inicialmente para a plataforma do Super Nintendo, mas que anos depois se estendeu ao Playstation (em 1999) e também para o Nintendo DS (em 2008).
     O jogo teve como desenvolvedores: Hironobu Sakaguchi (que também produzia a série Final Fantasy) junto com Nobuo Uematsu (criador das músicas do Final Fantasy), o produtor Kazuhiko Aoki e Akira Toriyama (o pai das séries e mangás Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dr Slump, entre outros). Essa equipe foi apelidada de "The Dream Team" (O time dos sonhos).
      
     O game:

     Segue a jogabilidade dos RPG's clássicos, aonde você pode explorar um mapa, evoluir de level, ganhar magias, itens e dinheiro. O mais curioso desse game é como a história vai se construindo. Além do bônus da plataforma "Active Time Battle" que você tem uma barra de tempo para poder executar suas ações em batalhas.

     Outra vantagem é que os inimigos são visíveis  não fica aquela coisa de "caminhar por ai e SURPRESA, começa uma batalha".
     Um ponto forte no jogo é a história: Imagine que você pode ser capaz de criar a sua própria linha de história, e dela você é  capaz de ter um resultado que você montou, sem ser obrigado a seguir uma linha específica da história e ter que fazer coisas que são normalmente únicas e as vezes óbvias para concluir o jogo.
     O curioso no jogo é que você pode ter, nessa sua construção, dois finais diferentes na classe de finais "normais", e no total são até uma dezena de finais diferentes que você pode construir conforme você vai fazendo a história.
     Eu nunca cheguei a fechar mais que duas vezes o jogo, mas uma coisa que chama muito a atenção nele e que faz ter vontade de jogar, é essa ideia de você mesmo poder fazer sua história, isso, para quem curte RPG e usar a imaginação, é ótimo, por que você mão precisa ser fiel a história alguma, quem faz ela é você.
     A história inicial é sobre um personagem chamado Chrono (como a história é você que escolhe, nem esse nome como o nome de nenhum dos personagens é fixo, você pode mudar para qual nome você quiser), que junto com uma amiga chamada Marle, observam um cientista que cria uma espécie de máquina teleportadora em uma feira Milenar, só que então a princesa do reino que eles vivem é puxada para dentro e acaba sendo teleportada em um espaço tempo diferenciado, e é aí que a história começa.
     Eu poderia contar mais da história, mas isso seria apenas a resenha de um dos finais alternativos, então deixo essa descrição para você, que se interessou e pretende jogar o game, decidir.

Vale muito a pena, e pra mim, continua até hoje sendo um dos melhores, se não o melhor e mais criativo RPG já criado para consoles.