quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Breve comentário sobre o sarcasmo e a ironia

   Pois bem, dizia um cidadão que era muito irônico. Mas saberia ele o que é uma ironia?
   Pra falar a verdade nem este que vos escreve saberia dizer o que é realmente sarcasmo ou ironia. Daí fui procurar na ~rede mundial de computadores~ a definição para os dois termos. E não é que encontrei?
   Diz-se ironia para uma expressão que signifique o contrário do que aquilo realmente gostaria de dizer. Você, realmente, fez um ótimo texto ~olhar blasé~;  nota-se que a expressão entre vírgulas mostra a ironia, e a deixa mais clara ainda com o olhar blasé.
   Já o sarcasmo é uma ironia zombando daquele que vai ser atingido. Eu poderia ter dito que o sarcasmo está intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz, quase cruel. Mas muitos blogs ótimos e bonitos já fizeram isso primeiro, então vou deixar o mérito pra eles. Isso foi sarcasmo, porque desdenhei, e ironia, porque é verdade. Muitos risos.
   Não é lá muito fácil de entender... ironia e sarcasmo são tão próximos, mas tão distantes, que na maioria das vezes, pra não dizer “em todas as”, que alguém usa ironia ou o sarcasmo passa por idiota, já que as pessoas não têm capacidade de entender uma figura de linguagem dessas depois que o Selton Mello saiu das novelas brasileiras.
   A única conclusão que dá pra se tirar disso é que se você diz que é irônico/sarcástico mais do que as pessoas te dizem isso, significa que você não sabe o que isso significa.
Confuso, mas fato, ou não.