segunda-feira, 11 de março de 2013

A evolução do MOBA: Dota, Dota 2, Hon e LoL


   Olá meus queridos expectadores que sempre estão aí na porta do Toca esperando sair alguma coisa (além de merda da fossa), atualmente todos os coelhos que se escondem nesse buraco estão correndo mais que o coelho do Alice no país das maravilhas, mas sempre que possível, vamos tentar colocar alguma coisa pra não deixar vocês na seca.
   E dessa vez vamos postar algo interessante, e que não se trata apenas de assuntos escrotos, fotos de mulheres tesudas ou gif’s no sense, vamos falar de um estilo de jogo que é popular deis da década de 90, o MOBA.



O que é MOBA? De onde surgiu e como evoluiu a ideia?

   Multiplayer online battle arena, abreviado como MOBA iniciou sua trajetória com um mapa modificado de Starcraft que deu origem ao jogo Aeon of Strife, em um ano que eu não consegui achar especificamente da década de 90.


   Bem, a ideia do jogo foi a principal fonte de inspiração para a criação do Defense of the Ancients (DotA), que usou quase da mesma ideia usando a plataforma do Warcraft III em 2003, pelo desenvolvedor de games Steve "Guinsoo" Feak, e em pouco tempo recebeu a colaboração de outros game designers como o Icefrog (não consegui informações dele além do apelido).


   Só que, em 2005, o Guinsoo acabou deixando meio como “herança” a plataforma e os direitos do DotA para o Icefrog e largou mão, com objetivos até então não conhecidos.
Eis que em 2009 uma equipe de game designers da empresa GameStop lança o primeiro MOBA livre de outro jogo, o Demigod, que foi inspirado na mesma ideia do DotA.


   No mesmo ano foi descoberto que o Guinsoo havia sido contratado pela Riot Games e criou o game League of Legends (LoL), e junto com o game, também criou o termo MOBA para definir o gênero do game, que até então era conhecido como DotA.


   A partir disso o MOBA começou a chamar a atenção no mercado de games e evoluindo estrondosamente, em 2010 é lançado o Heroes of Newerth (HoN) pela S2 Games que também usou a ideia do DotA como fonte não só para o estilo, mas também para a criação de alguns heróis do jogo.


   Em 2012 a Valve, vendo a popularidade que o gênero estava ganhando, contrata Icefrog que comanda o projeto do DotA 2 e continua lançando mapas para o DotA pelo site “Get Dota”.


   Os quatro MOBA’s mais influentes e mais jogados até hoje são DotA, LoL, HoN e DotA 2, mas no caminho houve outros que foram criados, mas não alcançaram o nível de popularidade como os quatro maiores, entre eles Bloodline Champions (2011), Storm of the Imperial Sanctum (2011), Realm of Titans (2011), Rise of Immortals (2011), Smite (2011), Stellar Impact (2011), Blizzard All-Stars (2011), Guardians of Middle-Earth (2012) e Awesomenauts (2012).  

   O Dota 2 é o único que você precisa conseguir de um amigo, ou comprar uma key para poder estar jogando, além de precisar ter o Steam instalado no computador, então vou deixar aqui embaixo os links para você conseguir baixar os outros três, que são free play, então é só baixar e jogar!

DotA: http://www.portaldota.com.br/ (é o melhor site com as instruções ali mesmo do que fazer para baixar e jogar)
LoL: http://br.leagueoflegends.com/
HoN: http://hon.axeso5.com.br/jogos-online-multiplayer-rts-gratis-hon?key=g12br&gclid=COKlhNuS9bUCFQHnnAodJBsABA


Agora é só baixar e viciar HOHOHOHOHOHOHO"