sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Toelho da nostalgia - Games [1]: Commander Keen

Quem não sente saudades das coisas da infância? Só que não teve infância mesmo =(
Mas como esse não é meu caso, vou começar uma série de posts sobre jogos que eu já joguei e sinto falta.
Vou dar preferência para os jogos de PC, já que todos os podcasts e vlogs que acompanho tem um preconceito colossal contra jogos de PC. Mas também é certo que vou falar sobre os jogos de SNES, mega, ps1 e qualquer coisa que eu tenha jogado.

OBS: quem sabe uma hora eu faça gameplays, nem que seja de emulador =p

Já que a série começa agora, vou falar sobre um dos primeiros jogos de PC que tenho lembrança de ter jogado: Commander Keen (ou só Keen para os mais íntimos).

Keen foi desenvolvido pela ID Software (meu essa desenvolvedora só faz jogo FODA!) lá pelos anos 90. Eu joguei isso num 486 eu acho, ou pentium 1, ou qualquer coisa que na época era overpowermodafóca e hoje perde pra qualquer celular. 

Não vou ficar contando a história do jogo porque foram lançados 8 jogos na série (vejam o link da wiki ali embaixo); mas tudo começa quando Keen está explorando Marte e uns alienígenas sapecas roubam alguns elementos de sua nave e escondem nas cidades do jogo. Aí que ele vai encontrar o seu não sei como chama na real pula-pula (eu chamava assim ok? eu era uma criança) e viver altas aventuras enfrentando muitos bichos estranhos. ~narrador da sessão da tarde~

O capítulo que eu mais joguei foi o Goodbye, Galaxy! e sério, é muito divertido!

Não encontrei para jogar online o episódio recém citado (ok nem procurei tanto também), mas achei o primeiro e é bem divertido. Abaixo segue o link para matar a saudade desse joguinho supimpa =)


Commander Keen in Invasion of the Vorticons
http://www.brincar.pt/comandante-keen.htm

Sobre o Keen (inglês, se esforce):
http://en.wikipedia.org/wiki/Commander_Keen#Commander_Keen_in_Goodbye.2C_Galaxy.21



Isso chama POGO, não pula-pula, é POGO.