segunda-feira, 2 de julho de 2012

Teorias da conspiração: Por que nos atraímos?

   Segundo a SPPS - Social Psychological and Personality Science (Psicologia social e Ciência da personalidade), teorias da conspiração sempre fizeram parte do cotidiano de muitas pessoas. A constante desconfiança, unidos a uma paranoia e alienação de que as autoridades sempre estão escondendo algo de nós, faz muitas vezes que a gente acabe acreditando, ou pelo menos aceitando, muitas teorias sem fundamentos, sentido lógico ou pelo menos racional. Nisso, acabam criando uma visão onde autoridades são fundamentalmente enganosas. 

   Foi feito uma pesquisa com 137 pessoas aonde foi descoberto que qualquer teoria que se oponha a uma narrativa oficial, por mais desconexa ou até sem sentido que seja, ganha uma imensa relevância para aqueles com visão de "mundo conspirador".
   Usaram na pesquisa a morte da princesa Diana, e viram que quanto mais pessoas acreditavam que era tudo baseado em campanhas oficiais promovidas pelo serviço de inteligência para assassinar a princesa, mais teorias surgiam e ganhavam aspectos novos e, muitas vezes, de extrema diferença.



   Um segundo caso que pode se dar sobre teoria da conspiração que foi bem comum por muito tempo foi a Coca-Cola, aonde muitos afirmavam que a logo era uma referência ao paganismo a Satã (Lúcifer, o primeiro demônio cristão).


   Para quem segue a ideologia baseado em fundamentos argumentativos conspiratórios, existe uma sensação de segurança pessoal e até um certo controle sobre as autoridades, aonde acreditam que qualquer explicação oficial está em desvantagem e, suas visões alternativas são mais aceitáveis. 

   Eu, por exemplo, acredito que a religião como a religiosidade em sistemas, quaisquer que seja, são formas que autoridades tem para manipular os seus indivíduos fazendo-os acreditar que estão fazendo o que fazem em "nome de Deus".
   Mas claro, eu posso estar errado, ir pro inferno e ser eternamente espetado pelo capeta, posso ser preso e minha alma ficar vagando no mundo de Hades, entre muitas outras teorias religiosas que existe no mundo.

   Acreditar ou não no que for, é algo opcional, o maior ponto que diferencia um ser humano comum daquele que estuda teorias conspiratórias é a facilidade ou não de aceitação a algo imposto como verdade sem questionamentos.  Um irá dizer "Tudo bem." e o outro dirá "Como assim?".

E observando as coisas dessa maneira eu me pergunto, o que é verdade? Somente o presente que você pode ver? Ou o futuro que você imagina? Ou o passado que você se lembra da sua maneira?